
O livro de Ester nos conta a Historia de Hadassa,que ainda criança, é resgatada por seu primo Mordecai depois que seus pais são mortos. Mordecai, também judeu, consegue fugir e criar Hadassa como sua própria filha.
Depois de ser humilhado pela rainha o rei Assuero, a conselho de seu conselheiro Hama, decide convocar todas as virgens do reino para escolher a nova rainha.
Mordecai escuta a conversa e tenta esconder Hadassa, mas soldados invadem sua casa e a levam para o palacio. Hadassa troca o nome para Ester, já que Mordecai teme represálias por ela ser judia. Todas as virgens passam por rituais de beleza e aprendem como se portar diante do rei. Assuero passa a noite com diversas mulheres, mas nenhuma o encanta. Até que chega a vez de Ester. Assuero passa a solicitar unicamente a presença de Ester para cortejá-la e, assim, conquistar seu coração. Aos poucos Ester se rende ao amor do rei, mas nunca revela que é judia. Assim, Ester é a eleita de Assuero e coroada rainha de todo o império Persa. A felicidade de Ester dura pouco, pois Hamã, que é amalequita, exige que todos se curvem diante dele. No entanto, Mordecai se recusa, por acreditar, como os judeus, que deve se curvar somente a Deus. Hamã, enfurecido, planeja destruir os judeus, que não se curvarem a ele e constrói uma forca em frente a sua casa para matar Mordecai. Hamã também convence Assuero que os judeus são um povo rebelde, com hábitos, leis e cultura muito diferentes e que por isso não deveriam ser tolerados na Pérsia. Dessa forma, Assuero decreta que o povo judeu deve ser aniquilado. Os judeus lamentam o decreto real.
Ester descobre que seu povo está sendo ameaçado. Diante da ameaça ao povo judeu, Mordecai pede que Ester interceda. Ela fica temorosa e pede que todo o povo judeu ore e jejue por ela por três dias e três noites.
Após os três dias, Ester se enche de fé e vai à presença do rei sem ser chamada, o que poderia levá-la a morte. Assuero a salva e a trata com gentileza. Ester convida o rei e Hamã para um banquete. Ester convida o rei para um segundo banquete onde revela sua origem judaica, implora por seu povo e pede que ele não lhe tire a vida. Hamã e Assuero ficam surpresos.
O rei Assuero fica transtornado. Hamã pede perdão a Ester e quando Assuero vê a cena, acredita que Hamã esteja assediando a rainha e manda enforcá-lo na mesma forca onde pretendia matar Mordecai.
Comovido com o pedido de Ester, Assuero lança um novo decreto permitindo que os judeus preparem sua defesa. Depois de dois dias de batalha, os judeus saem vitoriosos e comemoram com a festa de Purim.
No nosso ultimo Pink Monday do ano, assim como no primeiro, fizemos uma retrospectiva do ano que esta se acabando e todas concordam que nós temos muitos motivos de agradecer a Deus por mais esse ano que passa.
E um dos motivos é que assim como Ester se apresentou diante do rei Assuero e intercedeu pelo povo judeu, Jesus foi o nosso caminho para a salvação e o que nos livrou da escravidão do pecado. Assim como eles nós temos muitos motivos para celebrar a vitoria que recebemos por meio de Jesus. E é por Ele que nós comemoramos o Natal e nos alegramos no ano novo que se aproxima sabendo que “até aqui nos ajudou o Senhor!” e Ele continuará conosco.
Paz do Senhor a todas as irmas do Pink Monday
Feliz Natal e Feliz Ano Novo
Irma Vania de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário